domingo, 12 de dezembro de 2010

Aves escocesas e todo mundo lindo, em 2030

Parece lindo, não? A campanha de natal, da Sadia, vangloria o fato das aves (os Fiestas) serem modificadas geneticamente, "através de melhoramentos genéticos feitos no Brasil a partir de matrizes escocesas". Belo.... mais peito e mais coxas, temos o Fiesta. A promotora de vendas (no supermercado) me disse que tinham vindo da Escócia e criadas no Brasil. Claro, mais um brinde à ignorância humana.... até brinquei com ela.

Cá entre nós.... pintinhos "fiestinhos" atravessando o oceano (hihihi...). O ponto, porém, não é esse. Descobri que os fiestinhas coxudos e peitudos (estão na moda!) vêm de Sampa ou de Minas. Nada tãããão estranho. O que acontece é que, de uns tempos pra cá, começo a questionar essa mania nossa de ir remexer em tudo. Em termos genéticos, claro.
Desse jeito, o filme Gattaca fica menos absurdo.

Então tá, estamos no natal de 2030: na mesa o Fiesta.
Que, melhorando um pouco mais, passou sua vidinha à base de cloridato de fluoxetina (pra ser um fiestinha feliz). Ok, morreu coxudo e peitudo ao extremo. E, em 2030, ele não engorda, possui fibras, e os resquícios de antidepressivo deixam a família feliz. Ah, claro, também possui polifenóis, antioxidantes e até um pouquinho de filtro solar..... tudo em benefício de quem o consome.

E quem o consome?
Uma família linda. Claro, possuem dinheiro. Em 2030, só é feio quem não pode pagar.... e nem é tão caro assim. Todos têm cabelos lisos e loiro ou quase loiro. A mulher, claro, o pinta de castanho, pois odeia seu conjunto visual que ela chama de "esmaecido". Todos têm olhos claros, e sentem-se felizes. Não há mais o conceito de sobremesa, doces ou açúcar. Têm medo só de lembrar desse passado nocivo. (pensei agora no livro Admirável Mundo Novo, com toda essa felicidade padrão)

Hum... será, hein? Será que nos padronizaríamos todos, se pudéssemos? Ou, pior, será que ao invés de "fiestinhas" coxudos e peitudos, as mulheres todas não ficariam coxudas e peitudas, custasse o que custasse? EI!!!!
Já não está assim?

5 comentários:

  1. Muito bom, Evelyn!
    É louco isso, né? Mas essa fast-life em que vivemos acaba nos levando a viver no automático e a engolir tudo que se apresenta (literalmente!). Coitada, da promotora da Sadia, não estava preparada para responder questionamentos de alguém que saiu da Matrix...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. cuidado para não cutucar os amigos/as, pq no fundo no fundo, todos querem ser coxudos/as e peitudos/as. abs

    ResponderExcluir
  3. Misa, seu bobão....
    Ok, digamos que o comentário fosse sério: até que ponto a gente quer mesmo? Até que ponto a gente se sente diminuído por não ter um desses atributos?
    Olha, não tenho as respostas nem vou tomar partido, o objetivo aqui é fazer pensar.
    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Seres plastificados,as rugas que os anos nos brindam são estrategicamente dissimuladas.
    Resta este monte de gente redesenhada, sem idade ou expressão. Restam os fiestinhas com seus peitos e coxas perfeitas a nos fazer salivar..
    Será que é impossível não fazer parte do sistema?
    Blog reflexivo este. ADOREI!
    bjs.

    ResponderExcluir