sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Um ano, zero lixo!

Oi, gente. Então, hoje é dia 14 de janeiro. Quase cinco meses sem comprar e/ou ganhar roupas, sapatos e acessórios novos.

Claro, precisei respirar fundo quando vi as sacolas de pano com pinturas da Frieda Kahlo como estampa, num café charmosérrimo, em Floripa. Meus primos me tentaram.... primeiro o argumento era de que aquela sacola não era como um acessório mesmo.... depois, um deles queria comprá-la para me dar depois de agosto. Não deixei, resisti.... oras! A ideia é não adquirir.
Tenho reduzido, também, o quanto posso, o consumo de carne vermelha. Passo, às vezes, dias sem consumi-la. E ando preocupada com o lixo que se produz.... estou até com umas ideias revolucionárias pra quando acabar meu ano sem roupa, veremos.

Esse post, porém, vai tratar de uma família que se dispôs a não produzir nenhum lixo em 2010 e o total que eles produziram foi uma sacola plástica (essa notícia, claro, descoberta pelo meu primo Antônio, que publicou o link num comentário anterior). Vale a pena ler, clique aqui. Há, ainda, vídeos e reportagens mais extensas pra quem tiver tempo. Estou bem impressionada. Vale a pena.

Fico feliz de saber que tem gente se esforçando pelo mundo! Mesmo que isso signifique abrir mão da nossa herança de bisnetos da revolução industrial, numa forte quebra de paradigmas.

Um comentário:

  1. Ando economizando sacolas e sendo a rainha das ecobags, nada sustentavel alias, pois virou um vicio de consumo...
    Mas, o problema se instalou quando a faxineira me perguntou como ela iria colocar o lixo na rua. De repente me vi sem nenhuma sacola, nem de lojas, nem plasticas, nem os sacos de lixo...
    pois bem, saí em campanha na casa da mãe atras de sacolas plasticas e me deparei com uma infinidade..eitcha praga!

    ResponderExcluir