domingo, 13 de fevereiro de 2011

6 meses e 2.000 views depois....

Ok. Quase seis meses. Seis meses mesmo dia 22/1.

FOI FÁCIL: não se render a lojas e promoções;
- reviver muita coisa do meu armário;
- encontrar e recombinar várias peças;

FOI COMPLICADO: não aceitar presentes;
- fazer me levarem a sério;
- enxergar todo o contexto do compre-use-descarte num planeta onde nada surge por mágica;
- sentir o peso da responsabilidade que temos para com o resto do mundo e as pessoas que vivem nele. Sem botar panos quentes;
- fazer trilha ecológica sem comprar nada apropriado. Deu certo, porém.

FOI O MÁXIMO: - ouvir pessoas mudando pequenas atitudes, dizendo que lembraram-se de mim*;
- pessoas que, como a minha amiga Lucila, resolveram embarcar em um ano sem roupas comigo;
- todas as congratulações;
- um jeito de eu escrever e me expressar tão prático e dinâmico como um blog;
- sentir um orgulho esquisito de carregar um furinho na camiseta;
* uma cliente, fonoaudióloga, resolveu seguir meu conselho e juntar todos os sabonetes que tinha em casa, cremes e xampús em únicos lugares, dando-se conta de que pode ficar sem comprá-los por bastante tempo. Inclusive os que são brindes de hotéis. Sustentável pro mundo e, claro, pro bolso dela também!

O QUE MUDOU, MESMO?
- Tento levar isso pra tudo, agora. Maquiagens, cosméticos, comida. Nada entra em excesso aqui em casa.
- Emagreci um pouco. Não sei bem o motivo... em todo o caso, como eu não frequentei mais os shoppings, tive que arrumar outros passatempos. Além da leitura, do blog e do mestrado, trilhas, academia, dança e passeios à pé podem ter feito diferença. E isso facilita o ano sem roupa. Pensando bem, como acho fast food muito gastador de embalagens, comecei a evitar um pouco, apesar de adorar o sabor. E cozinhar em casa é sustentável e saudável, se feito com inteligência.
- Penso sempre se preciso mesmo ir de carro.
- A visão geral do mundo, SEM CLARO, virar uma eco-maluca-chata (espero!).

E mais seis meses virão. Serão super divertidos.

#dicas da semana: Bar Odessa em POA, quase do lado do Ocidente;
Filme Cisne Negro. Psicologicamente perturbador.

2 comentários:

  1. Évelyn, parabéns!!!
    Estou mega afim de participar desta tua caminhada, só não firmo minha presença neste momento, pois acabo de fazer uma limpa no meu armário e doar não apenas o 1/3 que falas mas 2/3 dele, ficando somente com o que realmente uso. Me restando uma lista de coisas a repor. Massss... irei começar não indo mais a fast-foods, não comprando produtos com alto uso de embalagens, comprando apenas o necessário, utilizando o máximo de trasporte alternativo (no meu caso, a velha caminhada) e tentando ser mais eco-consciente.

    Espero que em breve eu possa vir aqui lhe contar que sou mais um discipulo.
    Mas até vou tentar me enquadrar!

    Mais uma vez, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de conhecer seu blog... parabens pela iniciativa... estou criando coragem pra entra nessa caminhada de um ano sem comprar roupa... sucesso pra vc

    ResponderExcluir